Sobre nós

 

Trajetória do IEPAM

Em Agosto 2006 fruto de um sonho coletivo surgiu o IEPAM – O Instituto de Educação Permanente da Amazônia, com missão clara ser pólo de excelência de qualificação e habilitação técnica na vida de milhares de jovens de nossa região. Em 2007 já realizava cursos de qualificação para dezenas de empresas do pólo industrial de Barcarena, assim como de outras regiões do estado do Pará.

No IEPAM o conceito de educação é visto como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões e da sua capacidade de pensar, escolher e agir. A sede do IEPAM fica na Vila dos Cabanos, Barcarena (PA).

O Instituto trabalha com o processo de aprendizado amplo, que inclui os três níveis da Educação Profissional: Básico, Técnico e Tecnológico (Superior), este último será realidade na terceira fase de implantação do IEPAM. Os cursos foram elaborados a partir das necessidades identificadas na região Amazônica. Considerando um mercado de trabalho amplo, que tem portas abertas no setor industrial até as oportunidades relacionadas à área de serviços.

Uma das vantagens, por ter uma visão moderna, é elaborar treinamentos, cursos, workshops a partir das características específicas de cada cliente (conteúdo, carga horária, professores, local, número de participantes etc.). Com isso consegue atender com excelência, tornando as pessoas e as empresas, mais preparadas para enfrentar as exigências do mercado.

Em abril de 2008 iniciou a ministração de 04 cursos técnicos (Mecânica, Eletrotécnica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho), concretizando a segunda fase do IEPAM. A educação profissional de nível técnico abrangerá, ainda, cursos ou módulos complementares de especialização, aperfeiçoamento e atualização de profissional já qualificado ou habilitado nesse nível de educação profissional. São formas de complementação da própria qualificação ou habilitação profissional de nível médio, intimamente vinculado às exigências e realidades do mercado de trabalho.

Em novembro de 2008 em uma ação inédita com Diocese/Colégio São Francisco Xavier de Abaetetuba, estabeleceu uma frutuosa parceria, abriu sua primeira unidade fora dos domínios de Barcarena, demonstrando ação e direção inequívoca de sua visão de ser a maior e a melhor instituição de ensino técnico da região Amazônica.

Paralelo ao processo de legitimação da instituição na região, o desenvolvimento de parceria está em profícua ampliação, como por exemplo, a parceria firmada em contrato com as empresas Albras e Alunorte, sendo a primeira instituição particular a conquistar este feito, que muito orgulha a instituição.

O IEPAM tem como princípio formar permanentemente as pessoas para esta sociedade, que busca profissionais inovadores com informação e conhecimento atualizados.

O Instituto tem estrutura montada para desenvolver os meios, que sirvam de apoio para as pessoas terem uma postura que reflita atitudes, valores e competências positivas.

A educação permanente, proposta pelo IEPAM, considera o processo de aprendizagem durante a vida toda, tendo em vista a rapidez das mudanças ocorridas com a globalização. O IEPAM também quer contribuir fortemente para que as pessoas renovem sua consciência em relação ao papel social de cada profissional como cidadão.

Os profissionais ligados ao instituto têm conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos em cursos técnicos e/ou universidades, com vivência diária do mercado de trabalho. A metodologia utilizada será teórica e prática, contextualizando e colocando em ação o aprendizado.

No final do terceiro módulo de cada curso técnico é desenvolvida uma feira tecnológica denominada IEPAMTEC, onde os alunos após reunir um conjunto de competências aprendidas ao longo do curso, evidenciam através de projetos e apresentam a sociedade este trabalhos e o resultado tem sido surpreendente de como o conhecimento de transformou em competência de excelente nível. Em cada unidade onde o IEPAM estiver será desenvolvido o IEPAMTEC, pois este é um dos referenciais competitivos do IEPAM.

Em outubro de 2009 realizamos a primeira colação com alunos de Barcarena, onde mais de 150 técnicos participaram da colação solene. E em junho de 2010 mais de 100 técnicos do IEPAM Abaetetuba conquistaram o mesmo feito.

O resultado do IEPAM tem refletido na conquista de estágios curriculares e ocupação de vagas em empregos em várias empresas do estado do Pará e outras regiões do nosso país.

Em Barcarena e Abaetetuba, seus alunos foram os que mais conquistaram estágios e empregos dentre todas as escolas da região, corroborando desta forma com seu nível de excelência e vivendo seu slogan: formando vencedores.

Informação importante ou anúncios podem ser desta forma realçados em texto.

Nossos utilizadores

Aqui poderá descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.

História do Projecto

Neste local pode descrever a história do seu projecto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar as pedras basilares do seu projecto e identificar as pessoas que nele participam.